top of page
Buscar
  • Foto do escritorThamires Rodrigues

Outeiro de Santa Catarina



Esse é o local que marca a fundação da cidade de Santos, nas primeiras escrituras de doação e divisão de terras, a área que inclui o Outeiro passou a pertencer, no ano de 1532, ao casal Luiz de Góes e Catarina de Aguillar, que construiu, ao pé do pequeno monte, uma capela dedicada à Santa Catarina de Alexandria. Daí o nome Outeiro de Santa Catarina.


Seguida pela construção da primeira Santa Casa do Brasil e do Colégio São Miguel dos padres jesuítas. Em 1591, piratas ingleses atacaram a vila, destruindo a capela e lançando a imagem da santa ao mar. Após 72 anos, a imagem foi recuperada por escravos. O padre Alexandre de Gusmão e a população ergueram outra capela no alto do Outeiro, onde permaneceu por quase dois séculos.

O monte foi gradualmente desaparecendo devido à extração de terra e pedras que eram fornecidas para pavimentar as ruas da cidade, e em 1869, a Câmara Municipal autorizou o desmanche do que restava para demarcação de ruas e quadras. No entanto, duas grandes pedras permaneceram, e o médico João Éboli construiu uma casa sobre elas.


Em 1922, a Câmara Municipal reconheceu o Outeiro como o marco inicial do povoamento de Santos. No entanto, como a maioria dos edificios históricos do centro de Santos, foi abandonado e transformado em cortiço, sendo em 1985 tombado e restaurado em 2000, voltando a tomar seu lugar como um importante ponto histórico da cidade.


Visitação:


VISITAS ÀS ÁREAS EXTERNAS: segunda à sexta, das 9h às 17h

VISITAS INTERNAS: Mediante agendamento prévio: agendamentos@fundasantos.org.br


Entrada: Gratuita


Endereço:


Rua Visconde do Rio Branco nº 48, Centro Histórico

(13) 3202-1240

Fontes:


Fundação Arquivo e Memória de Santos. Outeiro de Santa Catarina. Disponpivel em: http://www.fundasantos.org.br/page.php?86. Acesso 02 nov. 2023


Turismo Santos. Site oficial. Outeiro de Santa Catarina. Disponível em: https://www.turismosantos.com.br/?q=pt-br/outeiro. Acesso 02 nov. 2023




1 visualização0 comentário

Commentaires


bottom of page