Hospedaria do Imigrante - Santos/SP
- Thamires Rodrigues
- 3 de set. de 2023
- 2 min de leitura

Escolhemos falar sobre cada patrimônio seguindo o sentido do local mais próximo ao terminal de cruzeiros marítimo até o Valongo.
Começando esse trajeto, então, o primeiro patrimônio existente são as ruínas do local que foi construído para ser a Hospedaria do Imigrante em Santos.
Esse primeiro poste já nos trás uma polêmica devido ao estado de abandono o qual se encontra.
Primeiramente os dados do Tombamento:
CONDEPASA – Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos Nome Atribuído: Edifício denominado “Hospedaria dos Imigrantes” Localização: R. Silva Jardim, nº 93/95 – Bairro Vila Nova – Santos-SP Processo de Tombamento: Processo n° 70214/97-21 Resolução de Tombamento: Resolução SC 03/98, de 02/12/98 Livro do Tombo: 01, inscrição 29, folha 6 Fonte: Condepasa (apud. ipatrimonio).
A segunda metade do século XIX a primeira do século XX, tivemos um fluxo imigratório intenso por isso as hospedarias eram importantes para esse recebimento até que seguissem para seus destinos finais.
Em Santos não havia uma hospedaria, muitos ficavam provisóriamente no convento de Santo Antônio (que foi demolido para construção da Estação ferroviária do Valongo) ou no Arsenal da Marinha. Além disso era necessário que alguns fossem tratados no momento da chegada devido a epidemias adquiridas durante a viagem ou evitar adquirir doenças tropicais.
A ideia de contrução de uma hospedaria que também serviria de hospital surgiu por volta de 1910 e foi iniciado em 1912 no terreno aonde ficava a Comissão Sanitária de Santos entretanto em 1914 teve sua obra parada devido a falta de verbas e com os acontecimentos futuros como a segunda guerra mundial, diminuição do fluxo imigratório a Hospedaria nunca foi utilizada para o fim que foi pensada - receber imigrantes.
Com a segunda guerra mundial, a exportação de café diminuiu drásticamente causando acumulo, muitos locais foram utilizados para armazenas esse excesso inclusive o terreno da Hospedaria, depois também serviu de armazem para milho, banana até carros da Secretaria de Segurança públoca e sede da ATATESP até que em fosse completamente abandonada na década de 90 e pela sua importância histórica foi tomado no âmbito municipal e passou pela mão de diversas entidades que prometeram revitalização porém resultando em devoluções ao poder público sem efetuar nenhuma ação.
Segundo levantamento do Jornal A Tribuna realizado em fevereiro de 2023, o prédio hoje está sob poder do Centro Paula Souza que destinaria o uso para suas unidades regionais porém tentativas anteriormente também junto a Unifest foi inviável principalmente pela detecção de bombas de combústivel desativadas e infiltração subterranêa.
De qualquer forma, o Ministério Público cobra do Governo Estadual plano de ação para o restauro e destinação final para uso do local, confirmando a existencia de contaminação do solo, também informar o plano mitigado para a solução do problema.
Mediante o estado de abandono, baixa segurança e ocupação de usuários de drogas, aconselha-se realizar a visitação panorâmica para vislumbrar a riqueza e beleza arquitetônica que restou dessa parte tão importante da história que colaborou para a formação da população não só da Baixada Santista como do estado e Brasil.
Fontes:
Portal A Tribuna. Disponível em: https://www.atribuna.com.br/cidades/santos/abandono-da-hospedaria-dos-imigrantes-em-santos-e-alvo-de-acao-do-mp. Acesso em 03 set. 2023.
Portal I Patrimonio. Disponível em: https://www.ipatrimonio.org/santos-hospedaria-dos-imigrantes/#!/map=38329&loc=-23.945329,-46.318446000000016,17. Acesso em 03 set. 2023.
Portal Ruínas do Engenho. Roteiros Baixada Santista. Disponível em: <https://www.resjeroteirosbaixadasantista.prceu.usp.br/sitio/hospedaria-dos-imigrantes> . Acesso em 03 set. 2023.
Comments