Cemitério do Paquetá
- Thamires Rodrigues
- 22 de out. de 2023
- 1 min de leitura

Seguindo o roteiro proposto, nossa próxima parada é o Cemitério do Paquetá.
O cemitério foi inaugurado em 30/11/1854, sendo o primeiro cemitério de Santos após a proibição dos sepultamentos dentro das Igrejas.
É considerado referência histórica Nacional, tem um rico acervo de obras de arte e túmulos de figuras ilustres como Governador Mário Covas, Martins Fontes, Vicente de Carvalho, pintor Benedito Calixto, entre outros.
Devido seu valor histórico, em 1997 a CONDEPASA tombou 26 túmulos sob os critérios de antiguidade, valor artístico e importância histórica da personagem.
Tombo: CONDEPASA, Livro Tombo 01, inscrição 27, fl. 05 e 06, Proc.
46.253/95-55, Resolução SC 01/98 de 06-05-1998. Endereço:Rua Cóchrane s/nº, Paquetá, Santos
Foi um local muito procurado por turistas principalmente no início do século XX e seu valor era tão grande para a cidade que era colocado como cartão postal da cidade devido a beleza de suas obras e jardins, além disso era redeado por diversas histórias misteriosas e suspeitas de fantasmas. Mesmo com a deteriorização e certo esquecimento ainda é considerado que seria uma ótima opção para realização de turismo tumular.
Referências:
IPATRIMONIO. Santos Cemitério do Paquetá. Disponível em: https://www.ipatrimonio.org/santos-cemiterio-do-paqueta/. Acesso em: 22 out. 2023
SANTOS. Portal Oficial. Cemitério do Paquetá guarda além de lembranças, arte e história. Disponível em: https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/cemiterio-do-paqueta-guarda-alem-de-lembrancas-arte-e-historia. Acesso em: 31 jul. 2022.
Comments